menu logo

tamanho do texto:

Sobre o Parque

gallery_thumbnail
zoom in

O Parque Natural de Santa Maria, criado em 2008, funde a história natural com tradições e costumes. A ilha é guardiã de verdadeiros tesouros da herança da formação do arquipélago, sendo por isso reconhecida pela sua paleodiversidade que a torna única na Região.

Com jazidas datadas das épocas do Miocénico, do Pliocénico e do Plistocénico, é possível observar fósseis marinhos, como bivalves, búzios (gastrópodes), ouriços-do-mar ou até mesmo dentes de tubarão, associados a sedimentos alternados com formações vulcânicas.

Santa Maria é marcada por características raras e distintas, apresenta as formações geológicas mais antigas do arquipélago e possui cinco geossítios prioritários do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO, três áreas classificadas na Rede Natura 2000 e um Sítio Ramsar.

As áreas que compõem o Parque Natural caracterizam-se por elementos tão singulares que vão desde a flora à fauna, da paisagem ao património cultural, e classificam-se em duas Reservas Naturais, um Monumento Natural, quatro Áreas Protegidas para a Gestão de Habitats ou Espécies, três Áreas de Paisagem Protegida e três Áreas Protegidas de Gestão de Recursos.

O Parque Natural tem ao dispor dos seus visitantes a Casa dos Fósseis // Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo além de um circuito interpretativo, uma grande rota e quatro trilhos pedestres que percorrem algumas das áreas protegidas da ilha.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA