tamanho do texto:
Sobre o Parque
O Parque Natural de São Jorge foi criado, em 2011, para proteger o legado natural da ilha. Inclui pontos importantes de interpretação e contemplação, que permitem ao visitante descobrir a bio e geodiversidade oferecidas por um património natural único em todo o mundo.
Com o objetivo comum de conservação e proteção da natureza, o Parque Natural conta ainda com um Monumento Natural, sete Áreas Protegidas para a Gestão de Habitats ou Espécies, uma Área de Paisagem Protegida e quatro Áreas Protegidas de Gestão de Recursos. Engloba ainda várias áreas classificadas na Rede Natura 2000, dois Sítios Ramsar e cinco geossítios prioritários do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO.
O Parque tem ao dispor dos seus visitantes a Casa do Parque de São Jorge, o Centro de Interpretação da Fajã da Caldeira de Santo Cristo e três trilhos pedestres que percorrem algumas fajãs e várias zonas de contemplação.
São Jorge destaca-se, principalmente, pela beleza natural das suas fajãs, presentes ao longo de toda a costa e classificadas pela UNESCO como Reserva da Biosfera desde 2016.