menu logo

tamanho do texto:

Geografia

gallery_thumbnail
zoom in

As Flores é a maior ilha do Grupo Ocidental do Arquipélago e corresponde ao extremo mais ocidental de Portugal e da Europa.

A sua morfologia assemelha-se a um trapézio irregular, com uma área de 141,6 km2 e uma altitude máxima de 914 metros no Morro Alto.

A ilha tem 17 quilómetros de comprimento no sentido norte-sul e uma largura máxima de 12,5 quilómetros, estando afastada do Corvo por uma distância de cerca de 28 quilómetros (15 milhas náuticas). Esta divisão entre as duas ilhas é conhecida por Canal Flores-Corvo.

Situa-se a 39°26'26" de latitude norte e 31°13'9" de longitude oeste e tem 11 freguesias distribuídas pelos seus dois concelhos, o concelho das Lajes (Fajã Grande, Fajãzinha, Fazenda, Lajedo, Lajes das Flores, Lomba e Mosteiro) e o concelho de Santa Cruz (Caveira, Cedros, Ponta Delgada e Santa Cruz), sendo a população residente de aproximadamente 3700 habitantes.

O clima é temperado atlântico, com temperaturas médias anuais do ar que oscilam entre 13 °C no inverno e 22 °C no verão, e uma humidade relativa do ar, em média, acima dos 79 %.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA