menu logo

tamanho do texto:

Sobre o Parque

gallery_thumbnail
zoom in

O Parque Natural das Flores, criado em 2011, tem como missão a gestão ambiental das áreas protegidas da ilha, de forma a preservar e valorizar o seu património natural, de grande valor biológico, geológico e cultural. 

Possui várias áreas protegidas classificadas, que abrangem cerca de um terço da área total da ilha e estão distribuídas por três Reservas Naturais, um Monumento Natural, três Áreas Protegidas para a Gestão de Habitats ou Espécies, uma Área de Paisagem Protegida e uma Área Protegida de Gestão de Recursos. Engloba também diversas áreas classificadas na Rede Natura 2000, várias Áreas Importantes para as Aves e Biodiversidade (IBAs) da Organização BirdLife International, um Sítio Ramsar ao abrigo da Convenção Ramsar e seis geossítios prioritários do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO.

Estão ao dispor dos seus visitantes o Centro de Interpretação Ambiental do Boqueirão e quatro trilhos pedestres e uma grande rota, que percorrem várias áreas protegidas.

A ilha das Flores entrou para a Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO a 27 de maio de 2009, juntando-se às ilhas do Corvo e Graciosa.

Quer receber notícias nossas?

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA