menu logo

tamanho do texto:

Sobre o Parque

gallery_thumbnail
zoom in

O Parque Natural de São Jorge foi criado, em 2011, para proteger o legado natural da ilha. Nele integram pontos importantes de interpretação e contemplação, que permitem ao visitante descobrir a bio e geodiversidade oferecida por um património natural único em todo o mundo.

São Jorge destaca-se principalmente pela beleza natural das suas fajãs, presentes ao longo de toda a costa, tendo sido classificadas pela UNESCO como Reserva da Biosfera desde 2016, sendo que a ilha possui várias áreas classificadas na Rede Natura 2000, dois Sítios Ramsar e cinco geossítios prioritários do Geoparque Açores ­– Geoparque Mundial da UNESCO.

Com o objetivo comum de conservação e proteção da natureza, o Parque Natural conta com um Monumento Natural, sete Áreas Protegidas para a Gestão de Habitats ou Espécies, uma Área de Paisagem Protegida e quatro Áreas Protegidas de Gestão de Recursos.

O Parque tem disponível aos seus visitantes a Casa do Parque de São Jorge, o Centro de Interpretação da Fajã da Caldeira de Santo Cristo e três trilhos pedestres que percorrem algumas fajãs e várias zonas de contemplação.

Quer receber notícias nossas?

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA