tamanho do texto:
Faial da Terra
Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies
Com 206 hectares, esta área situa-se entre o Faial da Terra e a praia do Lombo Gordo.
Esta área é particularmente utilizada na época de verão para uso recreativo e de veraneio, existindo inclusivamente um aglomerado considerável de casas na Fajã do Calhau. Algumas das áreas são também utilizadas para a agricultura.
A Ribeira do Faial da Terra estabelece a fronteira entre o Vulcão da Povoação e o Complexo Vulcânico do Nordeste. Do lado poente da ribeira estão as escoadas lávicas traquíticas e os depósitos pomíticos associados ao Vulcão da Povoação, enquanto que para oriente da ribeira observam-se as escoadas lávicas basálticas e os depósitos piroclásticos do complexo basáltico fissural do Nordeste (o mais antigo de São Miguel, com cerca de quatro milhões de anos).
Na orla costeira estão presentes inúmeros filões, na sua maioria basálticos, e algumas fajãs detríticas, segundo extensas plataformas na base de altas falésias costeiras, como a Fajã do Calhau (a maior da ilha) e a Fajã do Lombo Gordo. A praia do Lombo Gordo e uma extensa faixa de calhau rolado dominam a paisagem costeira.
Nesta área protegida destacam-se os matos costeiros macaronésicos de faia-da-terra (Morella faya) e urze (Erica azorica). Nas áreas rochosas mais próximas do nível do mar existem espécies endémicas como a vidália (Azorina vidalii), a erva-leiteira (Euphorbia azorica) e o bracel-da-rocha (Festuca petraea).
Este local é habitat de espécies de avifauna protegida, nomeadamente o cagarro (Calonectris borealis) e o frulho (Puffinus lherminieri baroli).
Esta área integra um geosítio do Açores Geoparque Mundial da UNESCO e inclui uma Área Importante para as Aves e Biodiversidade (IBA – Important Bird and Biodiversty Area), pela organização BirdLife International. Em conjunto com outras áreas protegidas dos concelhos de Povoação e Nordeste, detém o galardão Carta Europeia de Turismo Sustentável em Áreas Protegidas (CETS), atribuído pela Federação EUROPARC.