menu logo

tamanho do texto:

Feteiras

Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies

gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

Esta área protegida ocupa 44 hectares e compreende toda a faixa costeira desde a Fajã do Mar até ao limite oriental da fajã lávica das Feteiras, esta última formada por derrames lávicos provenientes do Pico da Ferraria. A Fajã do Mar corresponde a uma fajã detrítica originada por depósitos de vertente, provenientes da falésia sobranceira.

As suas arribas são muito coloridas, constituídas por escoadas lávicas alternadas por piroclastos vermelhos e negros, pedra-pomes e tufos amarelados, em alguns locais avermelhados, resultante do contacto superior com as escoadas lávicas. Na base da falésia é possível observar algumas grutas litorais, formadas por erosão, bem como um pequeno túnel lávico, com pouco mais de 22 metros de comprimento, situado na arriba.

Esta área protegida desempenha um papel importante como zona de nidificação da espécie Calonectris borealis (cagarro), motivo pela qual foi classificado como Área Importante para as Aves e Biodiversidade (IBA – Important Bird and Biodiversity Area) pela organização BirdLife International.

Classificações:

IBA

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA