tamanho do texto:
Caldeira Velha
Monumento Natural
Com 13 hectares, o Monumento Natural da Caldeira Velha localiza-se na vertente norte da Serra de Água de Pau, nas proximidades da Lagoa do Fogo, e ocupa uma área de relevo acidentado, profundamente encaixada num vale de falha, de orientação geral NNO-SSE (nor-noroeste/su-sudeste), rodeada por enormes escarpas.
A Caldeira Velha apresenta um conjunto de manifestações de vulcanismo secundário como um campo fumarólico e uma nascente termal férrea que brota de uma fratura, na base de uma espessa escoada traquítica, atualmente com temperaturas a rondar os 32 °C, enquanto na represa, junto à cascata, a água atinge temperaturas de 25 °C a 28 °C. Mais a jusante, há piscinas termais cuja água é aquecida pela fumarola e onde é possível desfrutar de um relaxante banho termal, a temperaturas na ordem de 38 °C.
Apesar de profundamente alterada no que diz respeito à vegetação, onde predominam Cyathea cooperi (feto-arbóreo), Acacia melanoxylon (acácia), Pittosporum undulatum (incenso) e Hedychium gardnerianum (conteira), é possível observar alguns exemplares de flora nativa açoriana como Erica azorica (urze), Hypericum foliosum (malfurada), Ilex azorica (azevinho), Hedera azorica (hera), Calluna vulgaris (rapa) e Osmunda regalis (feto-real).
Relativamente à avifauna podemos observar as espécies Buteo buteo rothschildi (milhafre), Fringilla coelebs moreletti (tentilhão), Motacilla cinerea patriciae (alvéola), Regulus regulus azoricus (estrelinha) e Turdus merula azorensis (melro). Nas águas da ribeira é possível observar a Pelophylax perezi (rã-verde).
O Centro de Interpretação Ambiental da Caldeira Velha disponibiliza informação sobre o património natural dos Açores e os fenómenos termais e geotérmicos da ilha de São Miguel.
Esta área faz fronteira com parte do limite exterior da Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies da Serra de Água de Pau e está classificada como um Sítio Ramsar ao abrigo da Convenção Ramsar.