tamanho do texto:
Lagoa do Fogo
Reserva Natural
A Reserva Natural da Lagoa do Fogo ocupa uma posição central na ilha de São Miguel, com uma área de 506,82 hectares, correspondente à caldeira de colapso do Vulcão do Fogo, também conhecido como Maciço Vulcânico da Serra de Água de Pau.
O Vulcão do Fogo é um vulcão central de natureza traquítica, formado ao longo dos últimos 300 mil anos e com uma caldeira de colapso no topo. A Caldeira do Vulcão do Fogo – a mais pequena e mais jovem caldeira da ilha, formada há cerca de 15 mil anos – tem uma forma irregular com um diâmetro médio de 2,8 quilómetros e está parcialmente ocupada pela Lagoa do Fogo.
No interior da caldeira existem cerca de 40 linhas de água, das quais 18 desaguam diretamente na lagoa. A água da lagoa alimenta algumas nascentes localizadas nas suas vertentes, sendo importante para o abastecimento de água dos concelhos de Vila Franca do Campo, Lagoa, Ribeira Grande e Ponta Delgada.
O bordo interior da caldeira apresenta encostas íngremes e recortadas, cobertas de mato natural, com flora endémica abundante e diversificada. Algumas das espécies endémicas presentes são representativas da antiga Laurissilva, como Vaccinium cylindraceum (uva-da-serra), Ilex azorica (azevinho), Erica azorica (urze), Laurus azorica (louro-da-terra) e Viburnum treleasei (folhado).
Apesar do afastamento do mar, nidifica nesta área protegida uma grande colónia de Larus michahellis atlantis (gaivota-de-patas-amarelas) e de Sterna hirundo (garajau-comum).
Para além da visita a diversos miradouros, é possível aceder às margens da lagoa através do trilho Praia - Lagoa do Fogo (PRC02SMI). A praia de pedra-pomes presente nas margens desta lagoa foi eleita a melhor praia selvagem de Portugal, no âmbito do concurso 7 Maravilhas – Praias de Portugal.
Atendendo à importância do seu ecossistema e à presença de flora e fauna endémica protegida, a Lagoa do Fogo foi classificada como Sítio Ramsar, ao abrigo da Convenção Ramsar, e integra ainda a Zona Especial de Conservação (ZEC) Lagoa do Fogo, no âmbito da Rede Natura 2000, sendo circundada por uma Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies.
A Lagoa do Fogo está classificada como massa de água protegida, no âmbito do trabalho de elaboração de Instrumentos de Gestão Territorial (IGT).