menu logo

tamanho do texto:

Algar do Carvão - Furnas do Enxofre PRC10TER

Tipo: circular
Dificuldade: média
Distância: 6,6Km
Duração: 2h30
Altitude (Min / Máx): 539m / 628m

 

Como Chegar

O trilho situa-se no interior da ilha, entre a cavidade vulcânica do Algar do Carvão e o campo fumarólico das Furnas do Enxofre.

Aceda à Estrada Regional 5-2 através da via rápida ou virando no cruzamento do Pico da Bagacina, e siga até encontrar o desvio a indicar o Algar do Carvão. Aproximadamente 750 metros depois, encontra o painel de início de trilho, localizado no parque de estacionamento do Algar do Carvão.



Equipamento Recomendado

Calçado apropriado para caminhadas, impermeável, chapéu, protetor solar e água. 



gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

O percurso desenvolve-se integralmente na Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies do Planalto Central e Costa Noroeste e permite efetuar a ligação pedestre entre dois Monumentos Naturais – o Algar do Carvão e as Furnas do Enxofre.  

Inicie o percurso no parque de estacionamento do Algar do Carvão, siga no asfalto e vire à direita no caminho de bagacina. Entre no atalho à esquerda que o irá conduzir aos antigos caminhos de exploração florestal, por entre montes cobertos por floresta nativa. Suba até ao antigo furo geotérmico, atualmente desativado, e prossiga pelo caminho de terra batida, que atravessa o planalto ao longo de uma mancha de floresta Laurissilva, com vistas panorâmicas para o Pico da Salsa, Pico Tamujo e turfeira do Sanguinhal.  

Ao avistar a Central Geotérmica do Pico Vermelho, vire para sul, passando pelas manchas de flora autóctone e por prados, até alcançar o asfalto. Aqui, tem a opção de efetuar um desvio à esquerda (345m) para visitar o campo fumarólico das Furnas do Enxofre. Volte ao local onde efetuou o desvio e siga pelo caminho pedestre visível no meio do prado. Suba até alcançar um promontório, que lhe permite desfrutar de vistas panorâmicas para o Pico do Alpanaque, a Caldeira de Guilherme Moniz e, em dias de boa visibilidade, o maciço da Serra de Santa Bárbara, e ainda as ilhas de São Jorge e Pico no horizonte. A partir daqui, desça por entre a vegetação nativa, que contorna o Pico do Sanguinhal, até alcançar a estrada. Vire à esquerda e siga em frente até ao parque de estacionamento do Algar do Carvão.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA