menu logo

tamanho do texto:

Fortes de São Sebastião PR5TER

Tipo: linear
Dificuldade: fácil
Distância: 5,9Km
Duração: 2h30
Altitude (Min / Máx): 7m / 153m

 

Como Chegar

Partindo do centro da freguesia de São Sebastião, siga a sinalética “Farol das Contendas” e ao chegar ao farol, siga a Estrada Municipal 509, mantendo-o à sua direita. Aproximadamente 450 metros depois, encontra o painel de início de trilho.

Situa-se a cerca de 15 quilómetros, por estrada, do centro de Angra do Heroísmo.



Equipamento Recomendado

Calçado apropriado para caminhadas, impermeável, chapéu, protetor solar e água.



gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

Este percurso desenvolve-se parcialmente na Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies da Ponta das Contendas, também classificada como Zona de Proteção Especial (ZPE) no âmbito da Rede Natura 2000.

Inserida no maciço vulcânico dos Cinco Picos, esta pequena rota viaja pela costa sudeste da ilha, passando por vestígios de antigas fortificações de defesa marítima (séculos XVI e XVII) terminando na Vila de São Sebastião.  

Inicie o percurso na estrada regional para a ponta das Contendas e siga em direção a um miradouro com vista para o Farol das Contendas e Ilhéus das Cabras. Prossiga em direção aos vestígios do Forte da Greta e aos do Forte de Santa Catarina das Mós (ambos de 1581). Contemple a Baía das Mós, que, em 1583, foi palco do desembarque da armada do Rei Filipe II de Espanha que pôs termo à resistência da ilha ao domínio Espanhol.

Volte ao ponto inicial do trilho, vire à direita e prossiga pela estrada asfaltada (cerca de 550 metros) até encontrar uma cancela que deverá transpor usando a escada existente.

Ao chegar ao Pico dos Cernos, vire à direita em direção às ruínas do Forte do Bom Jesus, erguido em 1644, onde poderá contemplar os três ilhéus formados pela erosão marinha de uma antiga península e observar a importante colónia de garajaus (Sterna sp). Nas falésias adjacentes nidifica o cagarro (Calonectris borealis).

Retome o percurso em direção à subida do Pico dos Cernos e siga por entre vegetação autóctone com espécies como a urze (Erica azorica) e a faia-da-terra (Morella faya).

Prossiga o trilho por um pasto na direção do marco geodésico. Deste ponto mais alto, com vista para o Ilhéu da Mina, pode observar uma parte significativa do percurso realizado e a realizar.

Continue a caminhada descendo por uma pastagem com a falésia à direita e salgueiros (Tamarix africana) à esquerda. Aproveite para olhar para trás e apreciar a vista para o Ilhéu da Mina. Adiante os Salgueiros dão lugar a Canas (Arundo donax) e o percurso entra num caminho de terra batida de acesso a campos de cultivo e pastoreio. Siga as marcas até ao desvio para um miradouro de onde é possível ver a orla costeira de São Sebastião.

Retorne ao caminho principal e continue, à direita, junto ao mar até ao Forte do Pesqueiro dos Meninos, datado de 1581, com vista privilegiada para a orla costeira. Daqui o percurso sobe para a Vila de São Sebastião, passando uma antiga azenha reconstruída, sobe o Arrabalde, onde antigamente corria a Ribeira de Frei João e, já no interior da freguesia, passa pela Ermida de Nossa Senhora da Graça.

Um pouco mais à frente irá transpor o Largo da Fonte, seguido da Ermida de Sant’Ana. Após a igreja irá ver a praça central, local onde termina o percurso.

Quer receber notícias nossas?

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA