menu logo

tamanho do texto:

Mistérios Negros PRC1TER

Tipo: circular
Dificuldade: difícil
Distância: 5,2Km
Duração: 2h30
Altitude (Min / Máx): 545m / 641m

 

Como Chegar

O trilho situa-se no interior da ilha, junto à Lagoa do Negro e Gruta do Natal. Siga pela Estrada Regional 3-1 até encontrar o entroncamento com o Caminho Florestal 24, devendo seguir por este. Situa-se a cerca de 12 quilómetros, por estrada, do centro de Angra do Heroísmo.



Equipamento Recomendado

Calçado apropriado para caminhadas, impermeável, chapéu, protetor solar e água.



gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

Integrado na Reserva Natural da Serra de Santa Bárbara e dos Mistérios Negros, este percurso começa e termina junto à casa de apoio da Gruta do Natal e à Lagoa do Negro.

O trilho está ainda incluído na Zona Especial de Conservação da Serra de Santa Bárbara e Pico Alto e no geossítio Caldeira de Santa Bárbara e Mistérios Negros do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO.

Ao longo do caminho é possível observar diversa vegetação endémica, assim como os domos traquíticos formados por acumulações de lavas recentes que dão o nome a este percurso – Mistérios Negros.

Inicie o trilho por um caminho de terra, ladeado por alguns exemplares de criptoméria (Cryptomeria japonica) – espécie introduzida – e entre numa pastagem, com um pequeno tanque, que conduz a uma zona mais florestada, por exemplares de vegetação endémica como a urze (Erica azorica), o cedro-do-mato (Juniperus brevifolia), a uva-da-serra (Vaccinium cylindraceum) e o nativo tamujo (Myrsine retusa).

Prossiga, passando por três pequenas lagoas, conhecidas como Lagoinhas do Vale Fundo. Das três, apenas uma mantém água durante todo o ano, sendo um local importante para algumas aves migratórias que aqui chegam.

Continue o percurso marcado pelos domos traquíticos de cor negra e carência de vegetação, resultante da erupção vulcânica de 1761. Adiante, no ponto mais alto do percurso, é possível observar à volta o Pico Gordo, o maciço central da ilha e o Pico do Gaspar.

Desça ao longo de uma mata de criptomérias que alterna com pastagens delimitadas por estas árvores de grande porte. Passe pelo marco geodésico do Pico da Cancela até atingir a estrada, onde deve seguir pela esquerda. Neste caminho, encontra um desvio à direita, opcional, até ao Pico Gaspar, um local muito rico em vegetação endémica.

O trajeto continua pelo caminho florestal até ao ponto inicial, local onde termina o percurso e pode aproveitar para visitar a Gruta do Natal, um tubo de lava com 697 metros.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA