menu logo

tamanho do texto:

Rocha do Chambre PRC6TER

Tipo: circular
Dificuldade: média
Distância: 8,8Km
Duração: 2h30
Altitude (Min / Máx): 470m / 704m

 

Como Chegar

O trilho começa numa canada de terra batida na zona da Malha Grande, na interceção com a Estrada Regional 3-1, na descida que leva ao centro da freguesia dos Biscoitos. Situa-se a cerca de 13 quilómetros, por estrada, do centro de Angra do Heroísmo.



Equipamento Recomendado

Calçado apropriado para caminhadas, impermeável, chapéu, protetor solar e água.



gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

Este trilho circular dá a conhecer o interior da ilha Terceira, encontrando-se maioritariamente inserido na Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies do Planalto Central e Costa Noroeste, fazendo ainda uma incursão na Reserva Natural do Biscoito da Ferraria e Pico Alto.

São cerca de 9 quilómetros de caminhada em ambientes diversos, onde terá oportunidade de contemplar a imponente paisagem sobre a Reserva Natural do cimo da Rocha do Chambre. Este percurso atinge uma altitude de 700 metros, sendo aconselhável percorre-lo em dias de bom tempo e visibilidade.

O trilho começa e termina numa canada de terra batida na zona da Malha Grande, na interceção com a Estrada Regional 3-1, na descida que leva ao centro da freguesia dos Biscoitos.

Começando nesta canada, siga por um troço ladeado por exemplares de flora nativa, de que são exemplo o cedro-do-mato (Juniperus brevifolia), a urze (Erica azorica) e o tamujo (Myrsine retusa). Mais adiante, encontra uma bifurcação onde deve seguir pela esquerda. Chegando a um entroncamento, vire à direita e caminhe por uma mata de criptoméria (Cryptomeria japonica), acompanhando um curso de água torrencial, onde a avifauna está representada por exemplares de melros (Turdus merula azorensis), estrelinhas (Regulus regulus inermis) e tentilhões (Fringilla coelebs moreletti).

Ao chegar a uma zona de pastagem, passe uma cancela que dá acesso a uma canada de terra batida, que o leva novamente a uma mata. A zona florestal dá lugar a uma clareira, de onde é possível contemplar a parede da Caldeira do vulcão do Pico Alto. Siga pela esquerda, junto à falésia, até ao ponto mais alto (704 metros de altitude) da Rocha do Chambre – o Juncal. Esta área para além de rica em vegetação endémica, caracteriza-se também pelos domos traquíticos, que constituem a Reserva Natural do Biscoito da Ferraria e Pico Alto. Continue junto à falésia, atravesse a ponte e passe junto a um miradouro com vista para a Rocha do Chambre.

De seguida, desça por campos agrícolas e aproveite para observar as diversas formações vulcânicas que a paisagem oferece. Chegando ao fim do último pasto, siga pela direita por uma canada de terra batida, passe por um portão à sua esquerda e continue pelo caminho ladeado por um muro de pedra e urze. Ao chegar à bifurcação, vire à esquerda para chegar ao local onde iniciou o trilho.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA