menu logo

tamanho do texto:

Costa das Quatro Ribeiras

Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies

gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

Situada no litoral norte da ilha, esta área protegida abrange cerca de 57 hectares e possui diversas arribas inacessíveis, com altitudes máximas de cerca de 70 metros, onde desembocam várias ribeiras, algumas permanentes.

Esta linha de costa desenvolve-se nas vertentes norte do Vulcão do Pico Alto e é caracterizada por formações vulcânicas de natureza traquítica, que compreendem a atividade eruptiva da ilha nos últimos 23 mil anos.

Nestas arribas realçam-se espessos afloramentos de depósitos piroclásticos, com especial destaque para depósitos piroclásticos de fluxo (ignimbritos), embora também sejam abundantes os depósitos piroclásticos de queda (pedra-pomes). Na área protegida ocorrem ainda espessas escoadas lávicas ricas em sílica, denominadas de coulées, sendo que algumas fluíram até ao litoral (como é o caso do Biscoito das Calmeiras) e exibem disjunção prismática.

Nesta costa, verifica-se ainda a presença de vales suspensos em ribeiras de caudal permanente ou intermitente (com cascatas na zona da foz), depósitos sedimentares (como os da Fajã da Alagoa), baías abrigadas pouco profundas, baixios e recifes, bem como grutas semissubmersas e fendas de largura considerável.

Na vegetação das falésias, destaca-se a presença de Spergularia azorica, urze (Erica azorica), não-me-esqueças (Myosotis maritima), labaça-das-ilhas (Rumex azoricus) e a emblemática vidália (Azorina vidalii). Nos campos de lava permanecem matos costeiros de cedro-do-mato (Juniperus brevifolia), formações vegetais raras devido à ocupação humana.

Em relação à avifauna, é possível observar cagarros (Calonectris borealis), garajaus-comuns (Sterna hirundo) e, ocasionalmente, garças-reais (Ardea cinerea), pilritos-das-praias (Calidris alba) e borrelhos-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus).

É possível percorrer o sector leste desta área protegida realizando o trilho Baías da Agualva (PR02TER).

Esta área abrange um geossítio do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO, confina com uma Área Marinha Protegida de Gestão de Recursos, constitui uma Zona Especial de Conservação (ZEC) no âmbito da Rede Natura 2000 e integra uma Área Importante para as Aves e Biodiversidade (IBA) da organização BirdLife International.

Classificações:

Rede Natura 2000

IBA

Geossítio

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA