menu logo

tamanho do texto:

Ilhéus das Cabras

Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies

gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

Localizado a sudoeste da costa de Angra do Heroísmo, esta área abrange cerca de 28 hectares e constitui um aparelho vulcânico submarino de pequena profundidade.

Este aparelho deu origem a um cone de tufos atravessado por uma falha, o Ilhéu das Cabras, e que, tendo sido desmantelado por movimentos tectónicos e pela erosão marinha, originou duas partes distintas, o Ilhéu Grande e o Ilhéu Pequeno. 

Estes ilhéus apresentam altas falésias com vegetação herbácea das costas macaronésicas, constituindo um habitat de reprodução de aves marinhas migratórias como os cagarros (Calonectris borealis) e os garajaus-comuns (Sterna hirundo) e onde se encontra, atualmente, instalada uma grande colónia de gaivotas-de-patas-amarelas (Larus michahellis atlantis). O morcego dos Açores (Nyctalus azoreum) também ocorre regularmente nesta zona.

Esta área protegida está classificada como Zona de Proteção Especial (ZPE) no âmbito da Rede Natura 2000, geossítio do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO e Área Importante para as Aves e Biodiversidade (IBA) da organização BirdLife International.

Classificações:

Rede Natura 2000

IBA

Geossítio

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA