menu logo

tamanho do texto:

Furnas do Enxofre

Monumento Natural

gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

Localizado no centro da ilha Terceira, este monumento natural abrange cerca de 14 hectares e constitui um campo fumarólico.

Este campo fumarólico corresponde a uma manifestação de vulcanismos secundário com emissão de gases vulcânicos a diversas temperaturas, algumas bastante elevadas (cerca de 95 °C à superfície e cerca de 130 °C a meio metro de profundidade). Das diversas fendas, fraturas e poros é emitido vapor de água, dióxido de carbono e gases sulfurosos (entre outros), que conduziram ao desenvolvimento de um ecossistema raro, onde se encontram microrganismos capazes de sobreviver em ambientes extremos (extremófilos). 

Integrado num interessante complexo de zonas húmidas, apresenta habitat e ecossistemas protegidos com numerosas espécies de briófitos endémicos com destaque para os musgos Sphagnum nitidulum e Bazzania azorica. Da flora vascular endémica destacam-se ainda espécies herbáceas como Lysimachia azorica, Cardamine caldeirarum e a hera (Hedera azorica) para além de diversas espécies arbóreas, tais como a uva-da-serra (Vaccinium cylindraceum), a urze (Erica azorica), o azevinho (Ilex azorica), o sanguinho (Frangula azorica) e o louro-da-terra (Laurus azorica).

Este monumento natural integra o Sítio Ramsar Planalto Central da Terceira ao abrigo da Convenção Ramsar e constitui um geossítio do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO.  

Classificações:

Sítio Ramsar

Geossítio

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA