menu logo

tamanho do texto:

Terra Brava e Criação das Lagoas

Reserva Natural

gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

Localizada na região central da ilha, esta área ocupa cerca de 369 hectares e apresenta uma altitude máxima de 726 metros.

A Terra Brava faz parte do Vulcão do Pico Alto, o vulcão central mais recente da ilha, com cerca de 100 mil anos. Corresponde a uma zona morfologicamente acidentada, constituída por um conjunto de domos e escoadas siliciosas muito espessas, denominadas coulées, com uma extensa cobertura de pedra-pomes.

As vertentes declivosas, as zonas de relevo irregular e de difícil acesso e as diversas fendas de tração presentes nestes domos e coulées de natureza traquítica possuem comunidades de flora natural bem preservadas e onde a ação antrópica tem expressão muito reduzida.

Nesta área, encontram-se comunidades de flora natural bem preservadas, como florestas de Juniperus-Laurus e turfeiras arborizadas. As espécies arbóreas dominantes incluem o cedro-do-mato (Juniperus brevifolia), o louro-da-terra (Laurus azorica) e o azevinho (Ilex azorica), podendo observar-se ainda outras espécies endémicas como o pau-branco (Picconia azorica), a ginjeira-brava (Prunus azorica), a Lysimachia azorica e a erva-do-capitão (Sanicula azorica).

As aves também são facilmente observáveis nesta reserva, nomeadamente a galinhola (Scolopax rusticola), a narceja-comum (Gallinago gallinago), o melro (Turdus merula azorensis), o tentilhão (Fringilla coelebs moreletti), a estrelinha (Regulus regulus inermis) e o milhafre (Buteo buteo rothschildi).

Esta área integra a Zona Especial de Conservação (ZEC) da Serra de Santa Bárbara e Pico no âmbito da Rede Natura 2000 e um Sítio Ramsar ao abrigo da Convenção Ramsar.

Classificações:

Sítio Ramsar

Rede Natura 2000

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA