menu logo

tamanho do texto:

Biscoito da Ferraria e Pico Alto

Reserva Natural

gallery_thumbnail
zoom in

Localizada na região centro-norte da ilha, esta área abrange cerca de 709 hectares e possui uma altitude máxima de 809 metros.

O Pico Alto corresponde ao vulcão central mais recente da ilha, com cerca de 100 mil anos. As paredes da sua caldeira de colapso estão atualmente visíveis apenas na Serra do Labaçal, na Caldeira da Agualva e na Rocha do Chambre, pois esta depressão está preenchida por um número significativo de domos e escoadas siliciosas muito espessas, denominadas coulées. Estes domos e coulées, em número superior a meia centena, são localmente designados de “biscoito” e definem importantes alinhamentos tectónicos do Vulcão do Pico Alto e da ilha.

Na vegetação local, predominam formações húmidas – turfeiras florestadas de cedro-do-mato (Juniperus brevifolia) e turfeiras de Sphagnum sp. – e a floresta denominada de Laurissilva dos Açores, dominada por louro-da-terra (Laurus azorica) e azevinho (Ilex azorica). A Laurissilva tem a sua origem nas florestas húmidas que cobriram o sul da Europa durante o Terciário e que desapareceram há milhares de anos, aquando das últimas glaciações. Das espécies da flora endémica presentes, salienta-se a presença de uva-da-serra (Vaccinium cylindraceum) e alfacinha (Lactuca watsoniana) e destacam-se os fetos nativos Culcita macrocarpa, Blechnum spicant e feto-de-botão (Woodwardia radicans).

As espécies faunísticas mais frequentemente observadas são aves residentes, como a galinhola (Scolopax rusticola) e a narceja-comum (Gallinago gallinago), e subespécies endémicas como o melro (Turdus merula azorensis), a toutinegra dos Açores (Sylvia atricapilla atlantis) e a estrelinha (Regulus regulus inermis). Também a ave de rapina milhafre (Buteo buteo rothschildi) é facilmente observada nesta área.

É possível explorar parte desta área protegida percorrendo o trilho Rocha do Chambre (PRC06TER).

Esta área integra a Zona Especial de Conservação (ZEC) da Serra de Santa Bárbara e Pico Alto no âmbito da Rede Natura 2000, um Sítio Ramsar ao abrigo da Convenção Ramsar e está classificada como geossítio do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO.

Classificações:

Sítio Ramsar

Rede Natura 2000

Geossítio

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA