menu logo

tamanho do texto:

Serra de Santa Bárbara e dos Mistérios Negros

Reserva Natural

gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

Localizada na zona ocidental da Terceira, esta Reserva Natural ocupa uma área com cerca de 1587 hectares e integra o ponto mais alto da ilha, a 1021 metros de altitude.

A Serra de Santa Bárbara pertence ao vulcão central de Santa Bárbara, cujo topo exibe uma dupla caldeira formada por dois episódios de colapso principais, sendo que o primeiro terá ocorrido há cerca de 25 mil anos. Esta caldeira, associada ao primeiro episódio, alongada segundo leste-oeste e com uma profundidade máxima de cerca de 200 metros, apresenta diâmetros máximo e mínimo de 2,5 quilómetros e 2 quilómetros, respetivamente, enquanto que a caldeira mais recente, associada ao segundo episódio, está encaixada na depressão primitiva e parcialmente preenchida por domos traquíticos.

Nos flancos do Vulcão de Santa Bárbara, para além de diversos centros eruptivos basálticos (como cones de escórias), ocorrem cerca de 85 domos e coulées (espessas escoadas lávicas) de natureza traquítica, que definem importantes alinhamentos vulcano-tectónicos, como é o caso dos domos dos Mistérios Negros, relacionados com a erupção histórica de 1761.

Nesta área protegida, é possível observar a paisagem natural e ancestral da floresta de nuvens dos Açores, uma das formações vegetais mais raras e valiosas, dominada pelo endemismo cedro-do-mato (Juniperus brevifolia) e associada a uma grande diversidade de espécies endémicas como a uva-da-serra (Vaccinium cylindraceum), o azevinho (Ilex azorica), a urze (Erica azorica) e o louro-da-terra (Laurus azorica). Inúmeros musgos cobrem o solo encharcado formando um complexo de zonas húmidas onde ocorrem turfeiras dominadas por Sphagnum sp. Destaca-se também a presença de espécies raras da flora endémica como a angélica (Angelica lignescens), o trovisco-macho (Euphorbia stygiana subsp. stygiana) e a alfacinha (Lactuca watsoniana).

Na fauna, salientam-se as aves residentes como o milhafre (Buteo buteo rothschildi), o pombo-torcaz dos Açores (Columba palumbus azorica), o melro (Turdus merula azorensis), o pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula), o tentilhão (Fringilla coelebs moreletti), a toutinegra dos Açores (Sylvia atricapilla atlantis), a alvéola (Motacilla cinerea patriciae), a estrelinha (Regulus regulus inermis), a galinhola (Scolopax rusticola) e a narceja-comum (Gallinago gallinago).

É possível percorrer sectores desta área protegida realizando os trilhos Mistérios Negros (PRC01TER) e Serreta (PRC03TER).

O Centro de Interpretação da Serra de Santa Bárbara está localizado no flanco sul do Vulcão de Santa Bárbara e dispõe de diversa informação alusiva ao património natural da ilha Terceira.

Esta área integra a Zona Especial de Conservação (ZEC) da Serra de Santa Bárbara e Pico Alto no âmbito da Rede Natura 2000 e está classificada como geossítio do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO.
 

Classificações:

Rede Natura 2000

Geossítio

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA