tamanho do texto:
Monte Brasil
Área Protegida de Gestão de Recursos
Localizado na costa sul da ilha Terceira, esta área protegida tem cerca de 48 hectares e engloba o maior aparelho vulcânico submarino dos Açores.
Na sequência de uma erupção surtseiana, originou-se no mar um cone de tufo que se ligou posteriormente a terra por acumulação das suas cinzas, tendo formado uma península com 25 hectares.
Os fundos desta área marinha costeira, formados por escoadas lávicas basálticas recobertos pelas escoadas piroclásticas solidificadas e compactas, apresentam cavernas e grutas semissubmersas, depósitos de blocos e calhaus, areias e recifes rochosos.
Esta área inclui importantes habitat associados a elevada biodiversidade da vida marinha. Destaca-se a presença de espirógrafos (Sabella spallanzanii), cavacos (Scyllarides latus), castanhetas (Chromis limbata e Abudefduf luridus), garoupas (Serranus atricauda), vejas (Sparisoma cretense) e sargos (Diplodus sargus), bem como os peixes pelágicos de passagem, tais como bicudas (Sphyraena viridensis) e lírios (Seriola rivoliana).
Anexo a esta área protegida encontra-se o Parque Arqueológico Subaquático da Baía de Angra do Heroísmo.