tamanho do texto:
Ilhéus das Cabras
Área Protegida de Gestão de Recursos
Com cerca de 112 hectares, esta área marinha costeira localiza-se a sul da ilha Terceira e engloba o vulcão submarino dos Ilhéus das Cabras.
Apresenta grutas semissubmersas, um depósito de blocos e calhaus, fundo arenoso e recifes rochosos associados a elevada biodiversidade da vida marinha.
A Gruta dos Ratões, na costa norte do ilhéu oeste, distingue-se por ser um dos poucos locais nos Açores onde se verificam concentrações reprodutivas em massa de ratões-águia (Myliobatis aquila). Também é possível observar numerosas outras espécies de peixe, como o canário-do-mar (Anthias anthias), o sargo (Diplodus sargus), o mero (Epinephelus marginatus), a bicuda (Sphyraena viridensis) e o lírio (Seriola rivoliana), assim como outros vertebrados e invertebrados marinhos.
Esta área integra a Zona de Proteção Especial (ZPE) dos Ilhéus das Cabras no âmbito da Rede Natura 2000, está classificada como geossítio do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO, e constitui uma Área Importante para as Aves e Biodiversidade (IBA) da organização da organização BirdLife International.