tamanho do texto:
Centro de Visitantes da Furna do Enxofre
Localizado no Monumento Natural da Caldeira da Graciosa, o Centro de Visitantes da Furna do Enxofre é o núcleo da Reserva da Biosfera e do Parque Natural da Graciosa, funcionando também como porta de entrada para a Furna do Enxofre.
Para uma melhor compreensão dos processos vulcânicos que deram origem à ilha e, em particular, à Furna do Enxofre e à Caldeira, no Centro existem vários painéis informativos e monitores onde se projetam os valores de gases detetados no interior da Furna, além de imagens e documentários alusivos aos valores naturais e culturais da Graciosa.
Constituído por dois pisos, é um edifício que salvaguarda a qualidade ambiental em pleno respeito pelos valores da geodiversidade e da biodiversidade e equilíbrio paisagístico e estético.
No piso inferior, encontra-se uma área de exposição e no piso superior a área de receção reservada para a divulgação, sensibilização e observação da paisagem e a entrada para a Furna.
Descendo a escadaria, com 183 degraus e com 37 metros de altura, pode apreciar uma imponente caverna de 194 metros de comprimento e 50 metros de altura na sua parte central, que revela um deslumbrante teto em abóbada perfeita, a maior abóbada vulcânica da Europa, revestido por pequenas estalactites. A caverna apresenta ainda, na zona mais profunda, uma lagoa com cerca de 11 metros de profundidade, bem como um campo fumarólico constituído por uma fumarola com água lamacenta e por emanações gasosas secas do solo.