menu logo

tamanho do texto:

Ilhéu da Praia

Reserva Natural

gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

Localizada ao largo da costa leste da ilha, esta área integra cerca de 209 hectares de área marinha e cerca de 10 hectares terrestres que constituem o ilhéu.

O Ilhéu da Praia, situado a 1,3 quilómetros da linha de costa da Vila da Praia, tem uma altitude máxima de 52 metros e uma orla costeira com 1650 metros de extensão.

Este ilhéu, de superfície aplanada e inclinada para sul, é constituído por uma escoada lávica basáltica, cujo centro emissor está implantado na parte norte do ilhéu – onde este é mais elevado – sob a forma de uma chaminé vulcânica. Esta escoada está coberta por materiais piroclásticos de diferentes origens, na sua maioria, do vulcão central da Caldeira.

É neste ilhéu que se encontra a mais importante colónia de aves marinhas dos Açores, das quais se destacam o cagarro (Calonectris borealis), o garajau-rosado (Sterna dougallii), o garajau-comum (Sterna hirundo), o frulho (Puffinus lherminieri baroli) e o painho-da-madeira (Hydrobates castro), entre outras espécies protegidas internacionalmente que ocorrem e nidificam ocasionalmente. Aqui habita ainda o painho-de-monteiro (Hydrobates monteiroi), uma ave marinha endémica dos Açores.

No Ilhéu da Praia, a flora endémica dos Açores está representada pela vidália (Azorina vidalii), a salsa-burra (Daucus carota subsp. azoricus), o bracel-da-rocha (Festuca petraea), a urze (Erica azorica), o cubres (Solidago azorica) e a Spergularia azorica.

O acesso ao ilhéu está condicionado pela Portaria n.º 65/2018, de 20 de junho.

Esta área protegida integra a Zona de Proteção Especial (ZPE) do Ilhéu da Praia no âmbito da Rede Natura 2000 e uma Área Importante para as Aves e Biodiversidade (IBA – Important Bird and Biodiversity Area), da organização BirdLife International.

Classificações:

Reserva da Biosfera

Rede Natura 2000

IBA

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA