menu logo

tamanho do texto:

Grande Rota 02 - Etapa 1: Ponta dos Rosais – Santo Amaro

Tipo: linear
Dificuldade: média
Distância: 21,2Km
Duração: 5h
Altitude (Min / Máx): 170m / 426m

 

Como Chegar

Saindo da Vila das Velas, na rotunda siga no sentido oeste, na indicação Rosais. Percorra a localidade Rosais cerca de 4,70 quilómetros, passando pela Igreja Matriz. Vire no cruzamento à direita em direção “Sete Fontes” e siga até ao Parque Florestal Sete Fontes. Chegando aí continue em direção oeste, entrando em caminho em bagacina. Percorra esse caminho principal de bagacina cerca de 5 quilómetros e chegará ao Farol de Rosais onde se inicia o trilho.



Equipamento Recomendado

Calçado apropriado para caminhadas, impermeável, chapéu, protetor solar e água.



gallery_thumbnail
zoom in

Esta grande rota percorre, sensivelmente, metade da ilha, num percurso linear que liga a Ponta dos Rosais (no extremo oeste da ilha) à Fajã dos Cubres (na costa norte), com uma extensão total de 51,8 quilómetros.

Este é um percurso que alterna entre o planalto da parte mais interior da ilha, onde nasceram os cones vulcânicos que geraram a ilha, com as vertentes escarpadas e muito altas que se despenham em pequenas áreas aplanadas ao nível do mar, resultando nas paisagens emblemáticas das Fajãs de São Jorge.

Este grande trilho apresenta-se dividido em duas etapas, de aproximadamente 22 quilómetros e 30 quilómetros, respetivamente. A Etapa 1 liga a Ponta dos Rosais à freguesia de Santo Amaro.

Inicie a caminhada junto às ruínas do Farol dos Rosais e o Ilhéu da Ponta dos Rosais. Inseridas no Monumento Natural da Ponta dos Rosais e geossítio homónimo, estas arribas de cerca de 200 metros de altura representam uma importante zona de nidificação de aves marinhas, como o cagarro (Calonectris borealis) e o frulho (Puffinus baroli).

Siga as marcas passando por um desvio para uma antiga e recuperada Vigia da Baleia, de onde é possível avistar as ilhas do Pico e Faial a sul. Continue pela estrada de terra até chegar ao Parque Florestal das Sete Fontes, onde existem viveiros de plantas que depois são transplantadas para outros locais da ilha, mas também, infraestruturas de lazer como lagos, zonas de piquenique e locais de diversão infantil. Nesta fase, pode fazer um desvio, de ida e volta, até aos miradouros do Pico da Velha e o da Fajã de Ferrã Afonso, virados a norte com vista para as ilhas Graciosa e Terceira.

Com a ilha do Pico à sua frente, siga por um caminho descendente, com cautela devido ao piso escorregadio, para a freguesia dos Rosais. Neste local pode aproveitar para visitar o Centro de Exposição Rural (Edifício Sol). O percurso prossegue pela cordilheira central da ilha, em direção à Beira. Aproveite esta localidade para se abastecer no comércio local e prossiga viagem por um caminho de terra de acesso a campos de pastoreio, até chegar a Santo Amaro, local onde termina a etapa. É neste local que se inicia a próxima etapa da Grande Rota que liga Santo Amaro à Faja dos Cubres.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA