menu logo

tamanho do texto:

Reserva da Biosfera das Fajãs de São Jorge

Reserva da Biosfera

gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

A Reserva da Biosfera das Fajãs de São Jorge, classificada pela UNESCO em 2016, tem uma área total de 98 113,97 hectares, abrangendo toda a ilha e uma área marinha adjacente até três milhas da costa, e possuindo valores paisagísticos, geológicos, ambientais e culturais únicos a nível regional, nacional e internacional.

A ilha e as suas mais de sete dezenas de fajãs – pequenas planícies junto ao mar que tiveram origem em desabamentos de terras ou escoadas lávicas – constituem um património natural e cultural único no contexto da Região e com enorme potencial de projeção no exterior e de geração de riqueza.

A singularidade da paisagem é marcada pelo contraste entre as falésias costeiras abruptas e imponentes e as fajãs.

Estes valores paisagísticos contrastantes albergam uma grande diversidade de flora e fauna terrestre, costeira e marinha, incluindo várias espécies endémicas pertencentes a vários grupos de organismos, como mamíferos, aves, moluscos, artrópodes, plantas vasculares e briófitas. As espécies mais emblemáticas incluem amêijoa (Ruditapes decussatus), bicuda (Sphyraena viridensis), cubres (Solidago azorica), cagarro (Calonectris borealis), entre outros.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA