menu logo

tamanho do texto:

Pico da Esperança e Planalto Central

Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies

gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

Localizada na cordilheira vulcânica central da ilha, esta área ocupa cerca de 1087 hectares e inclui o ponto mais alto de São Jorge, o Pico da Esperança, com 1053 metros de altitude.

Nesta cordilheira, com cerca de 54 quilómetros de comprimento, é possível observar diversos alinhamentos vulcano-tectónicos, destacando-se o Pico da Esperança (formado há cerca de 5500 anos) e o Morro Pelado, que possui o algar vulcânico mais profundo dos Açores, com 140 metros de profundidade. Esta área é um local rico em biodiversidade, que inclui diversas lagoas interiores e turfeiras que favorecem a ocorrência de várias espécies endémicas.

A cordilheira central é composta por de cerca de 150 centros eruptivos, na sua maioria cones de escórias, cones de salpicos de lava e fissuras eruptivas, de idade Holocénica, isto é, de idade inferior a 10 mil anos.

Por sua vez, o Morro Pelado constitui um cone de escórias basálticas, onde está situado o Algar do Montoso (ou Algar do Morro Pelado). Esta cavidade vulcânica apresenta duas aberturas, uma das quais é usada para se aceder ao seu interior, onde existem duas salas sobrepostas, sendo a inferior composta por uma sala de grandes dimensões, com 150 metros de comprimento, 70 metros de largura e uma altura aproximada de 50 metros. No chão destas salas existem grandes blocos rochosos, resultantes do desabamento das paredes e do teto do algar. Este abriga diferentes comunidades de espécies cavernícolas, destacando-se o escaravelho endémico Trechus isabelae, perfeitamente adaptado às condições de pouca luminosidade deste habitat.

Nesta área protegida, ocorrem, entre outras endémicas de flora, espécies raras como Chaerophyllum azoricum, pé-de-pomba (Ammi trifoliatum), Tolpis azorica e Euphrasia grandiflora. Também se pode observar a orquídea mais rara da Europa, a Platanthera azorica.

Na fauna destacam-se as espécies endémicas de artrópodes como Trechus jorgensis e, na avifauna, a narceja-comum (Gallinago gallinago).

É possível percorrer esta área protegida através do trilho Pico do Pedro - Pico da Esperança - Fajã do Ouvidor (PR04SJO).

Este local integra o Sítio Ramsar denominado Planalto Central de São Jorge (Pico da Esperança) e a Zona Especial de Conservação (ZEC) Costa Noroeste e Ponta do Topo, no âmbito da Rede Natura 2000. Está também classificada como geossítio do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO.

Classificações:

Geossítio

Rede Natura 2000

Sítio Ramsar

Reserva da Biosfera

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA