tamanho do texto:
Costa do Topo
Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies
Esta área protegida terrestre, com aproximadamente 388 hectares, localiza-se no extremo oriental de São Jorge e está circunscrita pela Ribeira Funda e Ribeira das Lixívias.
Nesta área, destaca-se o Cabeço da Forca, um cone de escórias cortado pela arriba e que exibe uma rede filoniana associada à sua estrutura interna. Por sua vez, no cais do Topo são visíveis formas peculiares associadas a fenómenos de erosão marinha e uma intensa alteração das formações rochosas que, dada a sua idade, se traduz numa disjunção esferoidal e na arenização das escoadas lávicas.
Esta zona caracteriza-se por possuir uma diversidade de aves como o garajau-rosado (Sterna dougallii) e de espécies de flora, nomeadamente vidália (Azorina vidalii), trovisco-macho (Euphorbia stygiana subsp. stygiana) e cedro-do-mato (Juniperus brevifolia).
É um habitat privilegiado classificado como Área Importante para as Aves e Biodiversidade (IBA – Important Bird and Biodiversity Area), da organização BirdLife International, faz parte da Zona Especial de Conservação (ZEC) Costa Noroeste e Ponta do Topo e da Zona de Proteção Especial (ZPE) Ilhéu do Topo e Costa Adjacente, no âmbito da Rede Natura 2000. Em conjunto com a Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies do Ilhéu do Topo, constitui um geossítio do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO.