menu logo

tamanho do texto:

Lagoa do Capitão PR13PIC

Tipo: linear
Dificuldade: média
Distância: 9,3Km
Duração: 3h
Altitude (Min / Máx): 28m / 792m

 

Como Chegar

Prossiga em direção ao centro da ilha pela Estrada Longitudinal. Junto ao quilómetro 21, siga a indicação da Lagoa do Capitão, onde se inicia o trilho.



Equipamento Recomendado

Calçado apropriado para caminhadas, impermeável, chapéu, protetor solar e água.



gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

Este trilho tem início no Planalto Central do Pico, próximo da Lagoa do Capitão, e termina perto do Convento de São Pedro de Alcântara. 

No decorrer do trilho, que percorre parte da Área de Paisagem Protegida da Zona Central, poderá observar, a norte da lagoa, a escarpa de falha da Lagoa do Capitão, habitat de várias espécies de flora endémica, e a vista sobre a vila de São Roque do Pico, com a ilha de São Jorge ao fundo, sendo que no lado oposto é possível contemplar a Montanha do Pico.

Encontrará também a Fonte, uma estrutura do século XIX cujas águas provêm do cimo da encosta e que escorrem, diretamente, por um sistema ramificado de calhas, sendo depois conduzidas para este reservatório.

No final, pode observar o Convento de São Pedro de Alcântara, uma construção do século XVIII, recentemente recuperado e transformado numa Pousada da Juventude. 

Ao longo deste percurso é possível observar habitat de várias espécies de flora endémica e algumas espécies de aves. 

Inicie o percurso num troço de asfalto que o irá conduzir até à Lagoa do Capitão. Depois de visitar a Lagoa, volte atrás e siga no caminho de terra batida à direita. Este caminho é ladeado por várias espécies endémicas, com destaque para os cedros-do-mato (Juniperus brevifolia), de grandes dimensões.

Ao quilómetro 3 tem a possibilidade de contornar, parcialmente, o Cabeço do Piquinho, com a finalidade de obter uma vista sobre a costa norte da ilha.

Volte atrás e continue a descer pelo caminho de bagacina, durante 400 metros, virando à direita para a pastagem. Siga as marcações e entrará num atalho entre a vegetação endémica.

Um pouco depois, comece a descer a encosta, no atalho que se torna empedrado e com maior inclinação. À medida que a altitude diminui, a vegetação evolui para matas de incensos.

Ao sair da vegetação, tem a possibilidade de efetuar um desvio à direita para o parque de merendas e um antigo depósito de água.

Em seguida, prossiga a descida em direção ao Cais do Pico, que alterna troços de asfalto e de terra batida, até chegar ao Convento de São Pedro de Alcântara, ponto final do percurso.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA