menu logo

tamanho do texto:

Caminhos de Santa Luzia PR01PIC

Tipo: linear
Dificuldade: média
Distância: 9,5Km
Duração: 3h
Altitude (Min / Máx): 17m / 251m

 

Como Chegar

Prossiga a Estrada Regional em direção ao concelho de São Roque. Ao chegar à freguesia de Santa Luzia, no quilómetro 10, encontrará o início do trilho.



Equipamento Recomendado

Calçado apropriado para caminhadas, impermeável, chapéu, protetor solar e água.



gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

O trilho tem início na freguesia de Santa Luzia junto à Miraguaia e termina perto da Igreja de Santa Luzia.

Os “Caminhos de Santa Luzia” constituem as antigas vias de comunicação dos nossos antepassados, que descem em direção ao mar atravessando a Área de Paisagem Protegida da Cultura da Vinha - Zona Norte, bem como a Paisagem Protegida da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, classificada pela UNESCO como Património Mundial, marcada por muros reticulados das vinhas e das figueiras.

Iniciando o trilho junto à Estrada Regional e após um troço de asfalto, entre numa canada estreita e bastante irregular, que outrora servia de acesso a vinhas e terrenos de cultivo, ladeada por muros de pedra com vegetação envolvente em quase toda a sua extensão. Desemboca num caminho largo onde existem adegas típicas e casas de veraneio, circundadas por vinhas, em Área de Paisagem Protegida da Cultura da Vinha.

Seguindo o trajeto definido é possível observar, em quase toda a sua extensão, as rilheiras, sulcos marcados no basalto pelos carros de bois, que faziam o transporte de vinho. Pode ver ainda as ruínas do Forno dos Frades, com a sua imponente chaminé em pedra. Ao longo do percurso, passa por um caminho quase sempre largo com origem nos séculos XVII e XVIII, com o pavimento na própria rocha natural e com pequenas lajes de pedra, ladeado por muros altos de alvenaria de pedra seca.

Passando pela Igreja de Santa Luzia, cuja construção inicial data do século XVIII, continue por um caminho de terra batida que desemboca numa canada antiga ladeada por muros de pedra e vegetação densa, que o traz de volta à referida igreja, onde termina o percurso.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA