menu logo

tamanho do texto:

Vinhas da Criação Velha PR05PIC

Tipo: Linear
Dificuldade: Fácil
Distância: 6,9Km
Duração: 2h
Altitude (Min / Máx): 3m / 45m

 

Como Chegar

Siga pela Estrada Regional em direção ao Monte (freguesia da Candelária). Próximo do quilómetro 97, siga a indicação “Porto do Calhau”.



Equipamento Recomendado

Calçado apropriado para caminhadas, impermeável, chapéu, protetor solar e água.



gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

O percurso tem início junto ao poço de maré no Porto do Calhau, freguesia da Candelária, e termina numa antiga casa senhorial, denominada “Solar dos Salemas”.

Vinhas da Criação Velha trata-se de um trilho que se desenvolve, totalmente, em paisagem cultural, classificada pela UNESCO como Património Mundial, onde a paisagem rendilhada por muros de pedra negra e áspera e chão de lajido contrasta com o verde viçoso das videiras.

Em 2010, este trilho foi distinguido pela revista BootsnAll como sendo um dos oito trilhos mais singulares do mundo pela diversidade paisagística e cultural que providencia.

Este percurso é riquíssimo em elementos associados à cultura da vinha, como as rola-pipas, as rilheiras, as casas de abrigo, as adegas e os poços de maré. Parte deste trilho localiza-se no Lajido da Criação Velha, considerado o coração da Paisagem da Cultura da Vinha, onde poderá circular por antigas canadas que dão acesso aos currais de vinhas. Um pouco mais à frente, existe um moinho de vento (Moinho do Frade) de onde poderá desfrutar de uma panorâmica deslumbrante não só dos currais de vinha, mas também da Montanha do Pico, a norte, e da ilha do Faial e ilhéus da Madalena, a oeste.

Na sua parte final, junto a uma antiga casa senhorial denominada de “Solar dos Salemas”, poderá fazer uma pausa, ao som do mar e das aves marinhas, enquanto observa os Ilhéus da Madalena, restos de um vulcão submarino e ex-líbris da Região.

Quer receber notícias nossas?

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA