tamanho do texto:
Santana - Lajido PR10PIC
 
Como Chegar
Siga em direção à localidade de Santana, freguesia de Santo António, no concelho de São Roque e encontrará a sinalização do trilho.
Equipamento Recomendado
Calçado apropriado para caminhadas, impermeável, chapéu, protetor solar e água.
Galeria
Este trilho tem início junto à estrada regional, no lugar de Santana, freguesia de Santo António, e termina junto ao Centro de Interpretação da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, no Lajido de Santa Luzia.
É um percurso que atravessa uma localidade rural, junto à costa e em área classificada pela UNESCO como Património Mundial, percorrendo os núcleos costeiros de Santana, Cabrito, Arcos e Lajido, caraterizados por uma paisagem de formações geológicas e elementos culturais alusivos à vinha e também edifícios religiosos. Está também inserido na Área de Paisagem Protegida da Cultura da Vinha – Zona Norte.
Nesta zona costeira, predominam os campos de lava, onde poderá observar diversas formações geológicas, como lava encordoada e tumuli. Esta unidade paisagística é também marcada por uma extensa rede de muros de pedra que formam currais destinados à cultura da vinha (retangulares e quadrangulares) e da figueira (semicirculares), dando a ideia de estar perante um deserto negro, pontuado por pequenas edificações construídas junto à costa, nascidas da necessidade de produção, armazenamento e escoamento do vinho e da aguardente, atualmente, muitas delas transformadas em casas de veraneio.
Antes de dar início ao trilho, pode visitar a Vigia da Baleia, percorrendo a canada de acesso, à esquerda. Esta foi construída já no século XX e era utilizada para a observação do mar em busca dos grandes cetáceos. Aqui é perfeitamente visível a Arriba Fóssil do Gasparal, podendo ver a antiga linha de costa que existia antes de ser galgada por lavas provenientes de uma erupção mais recente, criando assim uma nova plataforma rochosa junto ao mar.
Depois, inicie o percurso no atalho entre duas casas, para montante. Cerca de 700 metros depois, siga à direita no asfalto e, um pouco depois, dará início à descida em direção à Baía do Gasparal, por entre pomares e curraletas de vinha.
Ao chegar à Baía, depois de passar o poço de maré, siga à direita das casas, junto ao mar, em direção à Ponta Negra. O caminho evolui de uma vereda entre incensos (Pittosporum undulatum) e urzes (Erica azorica) para um atalho em laje basáltica.
Depois de passar o conjunto de casas do Cabrito, vire à direita e siga até à Ermida de São Mateus. Posteriormente, no asfalto, vire à direita e prossiga em direção ao Lajido, atravessando o povoado dos Arcos.
O percurso termina junto ao Centro de Interpretação da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, no Lajido de Santa Luzia.