menu logo

tamanho do texto:

Santana - Lajido PR10PIC

Tipo: linear
Dificuldade: fácil
Distância: 8,7Km
Duração: 2h30
Altitude (Min / Máx): 3m / 180m

 

Como Chegar

Siga em direção à localidade de Santana, freguesia de Santo António, no concelho de São Roque e encontrará a sinalização do trilho.



Equipamento Recomendado

Calçado apropriado para caminhadas, impermeável, chapéu, protetor solar e água.



gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

Este trilho tem início junto à estrada regional, no lugar de Santana, freguesia de Santo António, e termina junto ao Centro de Interpretação da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, no Lajido de Santa Luzia. 

É um percurso que atravessa uma localidade rural, junto à costa e em área classificada pela UNESCO como Património Mundial, percorrendo os núcleos costeiros de Santana, Cabrito, Arcos e Lajido, caraterizados por uma paisagem de formações geológicas e elementos culturais alusivos à vinha e também edifícios religiosos. Está também inserido na Área de Paisagem Protegida da Cultura da Vinha – Zona Norte.

Nesta zona costeira, predominam os campos de lava, onde poderá observar diversas formações geológicas, como lava encordoada e tumuli. Esta unidade paisagística é também marcada por uma extensa rede de muros de pedra que formam currais destinados à cultura da vinha (retangulares e quadrangulares) e da figueira (semicirculares), dando a ideia de estar perante um deserto negro, pontuado por pequenas edificações construídas junto à costa, nascidas da necessidade de produção, armazenamento e escoamento do vinho e da aguardente, atualmente, muitas delas transformadas em casas de veraneio.
 

Antes de dar início ao trilho, pode visitar a Vigia da Baleia, percorrendo a canada de acesso, à esquerda. Esta foi construída já no século XX e era utilizada para a observação do mar em busca dos grandes cetáceos. Aqui é perfeitamente visível a Arriba Fóssil do Gasparal, podendo ver a antiga linha de costa que existia antes de ser galgada por lavas provenientes de uma erupção mais recente, criando assim uma nova plataforma rochosa junto ao mar.

Depois, inicie o percurso no atalho entre duas casas, para montante. Cerca de 700 metros depois, siga à direita no asfalto e, um pouco depois, dará início à descida em direção à Baía do Gasparal, por entre pomares e curraletas de vinha. 

Ao chegar à Baía, depois de passar o poço de maré, siga à direita das casas, junto ao mar, em direção à Ponta Negra. O caminho evolui de uma vereda entre incensos (Pittosporum undulatum) e urzes (Erica azorica) para um atalho em laje basáltica.

Depois de passar o conjunto de casas do Cabrito, vire à direita e siga até à Ermida de São Mateus. Posteriormente, no asfalto, vire à direita e prossiga em direção ao Lajido, atravessando o povoado dos Arcos.

O percurso termina junto ao Centro de Interpretação da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, no Lajido de Santa Luzia.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA