menu logo

tamanho do texto:

Caminho das Lagoas PR19PIC

Tipo: linear
Dificuldade: fácil
Distância: 22Km
Duração: 7h
Altitude (Min / Máx): 400m / 960m

 

Como Chegar

Vindo da Madalena pela Estrada Longitudinal, vire à direita em direção às Lajes do Pico no cruzamento com a Estrada Transversal. Cerca de 700 metros depois, encontrará um entroncamento à esquerda, que corresponde ao início do trilho.



Equipamento Recomendado

Calçado apropriado para caminhadas, impermeável, chapéu, protetor solar e água.



gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

O trilho das Lagoas é uma viagem pelo interior da ilha, no seu estado mais puro, iniciando-se na Estrada Transversal, junto a uma casa dos Serviços Florestais, e terminando na freguesia da Ribeirinha.

Ao longo do percurso que serpenteia por entre um grande alinhamento de pequenos vulcões, terá oportunidade de descobrir as lagoas do Caiado, Seca, do Peixinho, do Paúl, entre outras. Passará também em zonas de pastagem de altitude.

Nesta zona, encontrará turfeiras altas ativas e turfeiras de coberta (Sphagnum spp., Eleocharis multicaulis e Juncus spp.), azevinho (Ilex azorica) e cedro-do-mato (Juniperus brevifolia). Ao nível da fauna, encontrará estrelinhas (Regulus regulus inermis), melros (Turdus merula azorensis), galinholas (Scolopax rusticola), entre outras.

Este percurso está inserido na Área de Paisagem Protegida da Zona Central e no geossítio prioritário Planalto da Achada do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO, passando ainda pela Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies da Lagoa do Caiado e pela Reserva Naturai do Caveiro. 
 

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA