tamanho do texto:
Porto das Lajes
Área Protegida de Gestão de Recursos
Esta área protegida ocupa 153 hectares e abrange toda a orla costeira envolvente da vila das Lajes do Pico, incluindo o seu porto.
Os fundos marítimos caracterizam-se por uma laje rochosa, com uma enorme variedade de formações geológicas. O relevo superficial é variável, apresentando, em alguns locais, depósitos de areia. Com o aumento da distância à costa, surgem, sobre a laje, blocos de rocha com dimensões variadas, de forma arredondada e, aparentemente, estáveis. Próximo da ponta sul do Castelete há uma baixa com profundidade reduzida que chega a 1 metro de profundidade.
Nesta área, observa-se uma vasta variedade e grande riqueza de habitat e espécies de fauna, das quais se destacam o cagarro (Calonectris borealis), a garça-branca-pequena (Egretta garzetta), o fuselo (Limosa lapponica) e o roaz (Tursiops truncatus), bem como os habitat de flora onde se evidenciam as espécies Spergularia azorica e junco (Juncus bulbosus).
Esta área protegida está incluída na Zona Especial de Conservação (ZEC) das Lajes do Pico, no âmbito da Rede Natura 2000.