menu logo

tamanho do texto:

Ponta da Ilha

Área Protegida de Gestão de Recursos

gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

Com cerca de 595 hectares, esta área protegida localiza-se ao largo da Ponta da Ilha, na costa este, em frente à povoação da Manhenha (freguesia da Piedade).

Caracteriza-se por possuir um leito rochoso bastante irregular, intercalado com clareiras arenosas. A uma maior distância da costa, evidencia-se a presença de blocos de rocha de tamanhos variados. O declive do fundo é suave e a linha de costa é orlada por paredes de diferentes inclinações.

A Ponta da Ilha é um importante habitat para as espécies de fauna garajau-rosado (Sterna dougallii), garajau-comum (Sterna hirundo), pombo-torcaz dos Açores (Columba palumbus azoricus), tartaruga-boba (Caretta caretta) e roaz (Tursiops truncatus), e para as espécies de flora lótus dos Açores (Lotus azoricus), não-me-esqueças (Myosotis maritima), Spergularia azorica, camarinha (Corema album subsp. azoricum), pau-branco (Picconia azorica), cedro-do-mato (Juniperus brevifolia), urze (Erica azorica), erva-leiteira (Euphorbia azorica) e salsa-burra (Daucus carota subsp. azoricus).

Esta área está incluí também a Zona Especial de Conservação (ZEC) da Ponta da Ilha, no âmbito da Rede Natura 2000.

Classificações:

Rede Natura 2000

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA