tamanho do texto:
Canal Faial-Pico/sector Pico
Área Protegida de Gestão de Recursos
Esta zona, com cerca de 6689 hectares, é marcada por dois ilhéus situados na costa oeste do Pico, frente à vila da Madalena – o Ilhéu em Pé e o Ilhéu Deitado.
Estes ilhéus são o que resta de um aparelho vulcânico desmantelado pela abrasão marítima e são elementos de grande valor paisagístico e simbólico. Constituem uma área de refúgio e nidificação de aves marinhas, como o garajau-comum (Sterna hirundo), e estão rodeados por fundos relativamente regulares de areia e rocha com uma profundidade máxima de 20 metros entre os ilhéus e a ilha do Pico.
Estes fundos albergam uma fauna piscícola rica não só em espécies residentes, mas também em espécies pelágicas. Constituem ainda uma zona de reprodução para o peixe-porco (Balistes capriscus).
Esta área é também um importante habitat para as espécies de fauna tartaruga-boba (Caretta caretta) e roaz (Tursiops truncatus) e para as espécies de flora vidália (Azorina vidalii) e Spergularia azorica.
Esta área inclui a Zona Especial de Conservação (ZEC) dos Ilhéus da Madalena, no âmbito da Rede Natura 2000, e um geossítio marinho prioritário do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO.