menu logo

tamanho do texto:

Cultura da Vinha - Ponta da Ilha

Área de Paisagem Protegida

gallery_thumbnail
zoom in

Esta área protegida ocupa cerca de 297 hectares e localiza-se na extremidade este da ilha do Pico.

Destaca-se, nesta área, a presença de diversas espécies de flora endémicas e algumas raras, nomeadamente lótus dos Açores (Lotus azoricus), não-me-esqueças (Myosotis maritima), Spergularia azorica, camarinha (Corema album subsp. azoricum), pau-branco (Picconia azorica), cedro-do-mato (Juniperus brevifolia), urze (Erica azorica), erva-leiteira (Euphorbia azorica) e salsa-burra (Daucus carota subsp. azoricus).
Relativamente à fauna, salienta-se o pombo-torcaz dos Açores (Columba palumbus azorica), o melro (Turdus merula azorensis) e o morcego dos Açores (Nyctalus azoreum), o único mamífero endémico da Região.

Esta área integra simultaneamente os limites territoriais definidos como Zona Especial de Conservação (ZEC) e Zona de Proteção Especial (ZPE) da Ponta da Ilha, no âmbito da Rede Natura 2000, e a Área Importante para as Aves e Biodiversidade (IBA) Ponta da Ilha e Terra Alta, da organização BirdLife International. Constitui ainda um geossítio prioritário do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO.

Classificações:

IBA

Geossítio

Rede Natura 2000

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA