menu logo

tamanho do texto:

Zona do Morro

Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies

gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

Com 37 hectares, a Zona do Morro localiza-se numa faixa costeira, na zona de divisão das freguesias da Prainha e de Santo Amaro.

Constitui uma fajã lávica que resultou de uma escoada vulcânica, que se estendeu desde o topo da ilha até ao mar, e a sua altitude varia entre o nível do mar e os 60 metros de altitude.

Caracteriza-se pela presença de lavas do tipo pahoehoe, formando superfícies lisas e contínuas ou onduladas com declive suave, sobre as quais se desenvolve uma zona de charneca macaronésica endémica, em bom estado de conservação, sendo este um habitat prioritário da Rede Natura 2000.

A Zona do Morro apresenta elevados valores paisagísticos, com espécies endémicas de flora e fauna, sendo também uma zona muito importante para a nidificação da espécie protegida cagarro (Calonectris borealis).
 

Entre a vegetação, é possível encontrar muros de basalto negro que correspondem a currais de vinha abandonados e tinham como utilidade proteger as vinhas dos ventos fortes e do rossio do mar.

Esta área protegida é também uma Área Importante para as Aves e Biodiversidade (IBA) da organização BirdLife International.
 

Classificações:

IBA

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA