menu logo

tamanho do texto:

Lagoa do Caiado

Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies

gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

A Lagoa do Caiado é a maior lagoa do Pico com uma área de cerca de 5 hectares e a sua bacia hidrográfica, com cerca de 19 hectares, situa-se a uma altitude média de 821,8 metros. 

O estado ecológico da lagoa é excelente, sobretudo, devido ao facto de que, desde 1993, a água da lagoa é captada para abastecimento público pela Câmara Municipal de São Roque do Pico, verificando-se, desde essa data, ausência da prática de atividades agropecuárias na bacia hidrográfica, que se encontra principalmente ocupada por espaços florestais.

Esta área protegida está incluída na Zona Especial de Conservação (ZEC) da Montanha do Pico, Prainha e Caveiro e na Zona de Proteção Especial (ZPE) da Zona Central do Pico, no âmbito da Rede Natura 2000, na Área Importante para as Aves e Biodiversidade (IBA) Zona Central do Pico da organização BirdLife International, bem como no geossítio prioritário Planalto da Achada do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO. A Lagoa do Caiado constitui ainda um Sítio Ramsar ao abrigo da Convenção Ramsar.

Classificações:

IBA

Geossítio

Rede Natura 2000

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA