menu logo

tamanho do texto:

Caveiro

Reserva Natural

gallery_thumbnail
zoom in

Situada a norte das Lajes do Pico, esta área ocupa cerca de 266 hectares, tendo o seu ponto mais elevado a 1076 metros de altitude. 

Esta área protegida integra, maioritariamente, formações geológicas do designado Planalto da Achada, que está sujeito a condições de extrema humidade atmosférica, encharcamento e nevoeiros permanentes. Estas condições favorecem a formação de turfeiras e habitat húmidos que, para além do seu interesse conservacionista, desempenham um papel muito importante na regulação do sistema hidrológico da ilha.

O Planalto da Achada é uma cordilheira vulcânica que se estende por cerca de 30 quilómetros, desde a Lagoa do Capitão até à Ponta da Ilha, no extremo oriental da ilha, e integra cerca de 190 cones vulcânicos. Esta zona de vulcanismo fissural é constituída sobretudo por cones de escórias e escoadas lávicas basálticas de idade recente, ou seja, de idade inferior a 10 mil anos. A sul, estas escoadas lávicas contactam com as formações geológicas do Vulcão do Topo, um vulcão em escudo com 1022 metros de altitude e muito afetado pela tectónica e ações erosivas.

Neste local, encontram-se espécies características de habitat húmidos, como musgão (Sphagnum sp.), Eleocharis multicaulis e junco (Juncus spp.), e da designada floresta de nuvens, onde se destaca a presença de azevinho (Ilex azorica) e cedro-do-mato (Juniperus brevifolia). 

A geologia e a flora local favorecem o estabelecimento de uma fauna variada, salientando-se a presença do sátiro dos Açores (Hipparchia azorina), do carocho-da-penumbra (Cedrorum azoricus caveirensis), do melro (Turdus merula azorensis), da estrelinha (Regulus regulus inermis) e do morcego dos Açores (Nyctalus azoreum), a única espécie de mamífero endémico conhecida na Região.

É possível explorar esta área percorrendo o trilho Caminho das Lagoas (PR19PIC).

Esta área protegida faz parte da Zona de Proteção Especial (ZPE) da Zona Central do Pico e da Zona Especial de Conservação (ZEC) da Montanha do Pico, Prainha e Caveiro no âmbito da Rede Natura 2000, da Área Importante para as Aves e Biodiversidade (IBA) Zona Central do Pico, da organização BirdLife International, e de um Sítio Ramsar ao abrigo da Convenção Ramsar. A zona do Caveiro está integrada, ainda, no geossítio Planalto da Achada do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO.

Classificações:

IBA

Geossítio

Rede Natura 2000

Sítio Ramsar

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA