menu logo

tamanho do texto:

Grande Rota - Etapa 2: Ponta Delgada - Lajedo

Tipo: linear
Dificuldade: difícil
Distância: 26Km
Duração: 10h
Altitude (Min / Máx): 0m / 411m

 

Como Chegar

Siga em direção à freguesia de Ponta Delgada, no concelho de Santa Cruz. Ao chegar ao centro da freguesia, dirija-se ao edifício da Casa do Povo e encontre a sinalética que indica o início do trilho.



Equipamento Recomendado

Calçado apropriado para caminhadas, impermeável, chapéu, protetor solar e água.



gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

Percorrendo grande parte do litoral da ilha, entre a freguesia de Santa Cruz e a freguesia do Lajedo, a Grande Rota das Flores apresenta um percurso com um alto nível de dificuldade. 

Este trilho divide-se em duas etapas, a primeira de Santa Cruz a Ponta Delgada e a segunda etapa de Ponta Delgada ao Lajedo. Ao longo das duas etapas destaca-se a beleza das paisagens sobre o mar, bem como o coberto vegetal onde se encontram muitas espécies endémicas, tanto de altitude, como costeiras. A Etapa 1 da Grande Rota das Flores percorre a Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies da Costa Nordeste e a Etapa 2 a Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies da Costa Sul e Sudoeste, a Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies da Costa Nordeste e a Área de Paisagem Protegida Zona Central e Falésias da Costa Oeste.

Partindo da Casa do Povo, comece a Etapa 2 seguindo por uma estrada entre campos agrícolas até encontrar, ao fim de poucos quilómetros, um cruzamento onde deve continuar para sul, sensivelmente com o Ilhéu de Maria Vaz à direita. Para trás fica o Farol da Ponta do Albernaz que pode ser visitado.

Após uma subida, ainda em estrada, encontre a entrada para um trilho de pé posto e siga a sinalização do percurso PR03FLO até chegar ao lugar da Ponta da Fajã, na freguesia da Fajã Grande. Continue por uma estrada e um caminho de pé posto até encontrar a estrada regional onde encontra, à direita, um caminho de terra, paralelo à Ribeira Grande que o leva à freguesia da Fajazinha. 

Atravesse esta freguesia e, após subir a encosta, caminhe até encontrar a freguesia do Mosteiro. Seguindo para sul, encontra, à direita, uma bonita vista onde se observa a Rocha dos Bordões e a linha de costa. Atravessando a freguesia do Mosteiro, é possível encontrar novamente um trilho de pé posto que, prosseguindo para Sul, desemboca na freguesia do Lajedo.
 

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA