menu logo

tamanho do texto:

Grande Rota - Etapa 1: Santa Cruz das Flores - Ponta Delgada

Tipo: linear
Dificuldade: difícil
Distância: 21Km
Duração: 8h
Altitude (Min / Máx): 20m / 380m

 

Como Chegar

Siga em direção ao topo norte da pista do aeroporto. Perto do Campo de Futebol Municipal de Santa Cruz das Flores, encontrará um miradouro sobre os ilhéus da Baixa Vermelha e da Baixa do Moinho, com o Corvo ao fundo. O trilho inicia-se neste miradouro. 



Equipamento Recomendado

Calçado apropriado para caminhadas, impermeável, chapéu, protetor solar e água.



gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

Percorrendo grande parte do litoral da ilha, entre a freguesia de Santa Cruz e a freguesia do Lajedo, a Grande Rota das Flores apresenta um percurso com um alto nível de dificuldade. 

Este trilho divide-se em duas etapas, a primeira de Santa Cruz a Ponta Delgada e a segunda etapa de Ponta Delgada ao Lajedo. Ao longo das duas etapas destaca-se a beleza das paisagens sobre o mar, bem como o coberto vegetal onde se encontram muitas espécies endémicas, tanto de altitude, como costeiras. A Etapa 1 da Grande Rota das Flores percorre a Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies da Costa Nordeste e a Etapa 2 a Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies da Costa Sul e Sudoeste, a Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies da Costa Nordeste e a Área de Paisagem Protegida Zona Central e Falésias da Costa Oeste.

Comece a primeira etapa num bonito miradouro sobre os ilhéus da Baixa Vermelha e da Baixa do Moinho, com o Corvo ao fundo, seguindo pela sua esquerda e subindo a escadaria que se encontra aí, seguindo, depois, sempre pela estrada até chegar a uma zona elevada designada de Beija Mão. Daqui, desça o caminho e passe pela Reserva Florestal de Recreio Luís Paulo Camacho e pela barragem que alimenta a Central Hidroelétrica. Depois de atravessar a barragem, siga junto a uma levada de água que vai ter à estrada regional. 

A partir daqui, continue pela estrada até à entrada do trilho dos Caimbros que o leva à zona da Baía da Alagoa. Ao atravessar o parque de merendas, inicie a subida para a freguesia dos Cedros, atravesse-a e siga em direção ao lugar da Ponta Ruiva e, a partir daqui, caminhe junto à costa até à freguesia de Ponta Delgada, perto da Casa do Povo.
 

Quer receber notícias nossas?

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA