tamanho do texto:
Reserva da Biosfera das Flores
Reserva da Biosfera
A Reserva da Biosfera da Ilha das Flores foi classificada a 27 de maio de 2009 e compreende todo o território emerso da ilha e uma zona marinha adjacente, cobrindo uma área total de 57 644,10 hectares. Possui um conjunto de valores paisagísticos, geológicos, ambientais e culturais únicos a nível regional, nacional e internacional.
Apresenta áreas de importância internacional por servirem de local de nidificação a importantes espécies de aves marinhas, muitas delas constantes no Anexo I da Diretiva Aves da União Europeia.
A classificação da ilha como Reserva da Biosfera veio reforçar a legitimidade das ações promovidas pelo Serviço de Ambiente e Ação Climática das Flores e projetá-la internacionalmente, encorajando atividades que valorizem a biodiversidade, desde o turismo à exportação de produtos locais. Vem igualmente incentivar projetos de investigação com reflexos na gestão dos ecossistemas, promovendo a cooperação internacional, e valorizar os incentivos locais no sentido de um desenvolvimento sustentável, que premeiem os conhecimentos locais e a ligação entre as atividades humanas e a diversidade biológica.