tamanho do texto:
Costa Norte
Área Protegida de Gestão de Recursos
Localizada a norte da ilha, esta área é constituída unicamente por uma componente marinha, ocupando cerca de 3974 hectares desde a linha de costa até profundidades de 100 metros.
Esta área protegida apresenta, ainda, características biológicas e ecológicas bastante diversas, acolhendo uma grande diversidade de espécies marinhas, desde pequenas algas e invertebrados até aos grandes peixes pelágicos e animais migradores que visitam a zona em busca das grandes concentrações de alimento.
O relevo, firmeza e estabilidade do sedimento é muito variável. Alguns trechos do fundo estão cobertos por blocos que assentam quer em leito rochoso quer em sedimento. O fundo de sedimento é estável, composto genericamente por areia média e/ou grosseira, de natureza mineral, bem calibrada, podendo formar ondulações e possuindo firmeza variável, a qual também pode ser encontrada em vales ou cobrindo o leito rochoso e os blocos. As baixas possuem coroa irregular, marcadas por cristas e vales, também de superfície irregular.
As espécies de peixes mais frequentes incluem castanheta-azul (Abudefduf luridus), peixe-rei (Coris julis), bodião-vermelho (Labrus bergylta), garoupa (Serranus atricauda), mero (Epinephelus marginatus) e veja (Sparisoma cretense). Nas fendas são comuns o moreão (Gymnothorax unicolor), a moreia-preta (Muraena augusti) e a abrótea (Phycis phycis). Na coluna de água abundam a boga (Boops boops), o peixe-porco (Balistes capriscus) e o encharéu (Pseudocaranx dentex).
Quanto aos invertebrados, é possível observar ouriços-do-mar (Arbacia lixula), estrelas-do-mar (Ophidiaster ophidianus), lapas-bravas (Patella aspera), lapas-mansas (Patella candei), cracas dos Açores (Megabalanus azoricus), esponjas e ascídias.
Relativamente às algas, são características a clorófita Codium adhaerens e as rodófitas Pterocladiella capillacea e Porphyra sp. Em profundidade surgem a rodófita Sphaerococcus coronopifolius e as feófitas Cladostephus spongiosus, Padina pavonica e Zonaria tournefortii.
Avista-se esta área percorrendo o trilho Fajã Grande - Ponta Delgada (PR01FLO) e a Grande Rota das Flores (GR01FLO).
Para conhecer mais sobre os habitat e espécies marinhas características deste local, pode visitar o Centro de Interpretação Ambiental do Boqueirão.
O limite terrestre desta área interseta com diversas estruturas geológicas, como grutas de erosão e ilhéus, integradas nos geossítios Ponta do Albernaz - Ponta Delgada e Costa Nordeste do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO.
Esta área protegida circunda a Reserva Natural do Ilhéu de Maria Vaz e faz fronteira com a Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies da Costa Noroeste. No âmbito da Rede Natura 2000, confina com a Zona de Proteção Especial (ZPE) da Costa Nordeste e integra parcialmente a Zona Especial de Conservação (ZEC) da Costa Nordeste. Constitui também uma Área Importante para as Aves e Biodiversidade (IBA) da organização BirdLife International.