menu logo

tamanho do texto:

Rocha dos Bordões

Monumento Natural

gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

Localizada na parte sudoeste da ilha, esta área abrange cerca de 10 hectares e possui uma altitude máxima de 493 metros.

A Rocha dos Bordões apresenta-se segundo enormes colunas rochosas verticais, que lembram bordões feitos de pedra, daí a sua denominação, e está implantada nas proximidades da estrada entre as freguesias do Mosteiro e do Lajedo.

Neste Monumento Natural é possível encontrar espécies de flora e fauna endémicas dos Açores que, em conjunto com as suas características geológicas, fazem deste um ex-líbris da ilha e um ponto de observação muito procurado pelos amantes de fotografia de natureza.

Esta estrutura geológica corresponde a uma disjunção prismática ou colunar, associada ao arrefecimento de uma escoada lávica traquibasáltica aquando do seu fluxo e implantação. Estas colunas têm cerca de 20 metros de altura, uma secção com dimensão decimétrica e apresentam-se bem preservadas, tendo em conta a idade da escoada lávica (aproximadamente 570 mil anos).

Na vegetação envolvente, destaca-se a presença de cedro-do-mato (Juniperus brevifolia), sanguinho (Frangula azorica), pau-branco (Picconia azorica), urze (Erica azorica) e uva-da-serra (Vaccinium cylindraceum). Entre as herbáceas e arbustos endémicos, salientam-se as espécies Scabiosa nitens, patalugo-menor (Leontodon hochstetteri), Cardamine caldeirarum e malfurada (Hypericum foliosum).

A avifauna está representada, principalmente, por espécies residentes, destacando-se as subespécies endémicas dos Açores como o tentilhão (Fringilla coelebs moreletti), a toutinegra dos Açores (Sylvia atricapilla atlantis), a alvéola (Motacilla cinerea patriciae), o melro (Turdus merula azorensis) e a estrelinha (Regulus regulus inermis).

Esta zona integra a Zona Especial de Conservação (ZEC) da Zona Central - Morro Alto, no âmbito da Rede Natura 2000 e constitui um geossítio do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO.

Classificações:

Geossítio

Rede Natura 2000

Reserva da Biosfera

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA