menu logo

tamanho do texto:

Caldeiras Funda e Rasa

Reserva Natural

gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

Localizada no sector sul do Planalto Central, esta área abrange cerca de 426 hectares e é constituída pelas Caldeiras Funda e Rasa e respetiva zona envolvente, tendo uma altitude máxima de 773 metros.

As caldeiras constituem depressões vulcânicas e o fundo de cada uma delas está ocupado por uma lagoa que, apesar de muito próximas, situam-se a cotas diferentes, nomeadamente a 360 metros na Caldeira Funda e 530 metros na Caldeira Rasa. Aqui ocorrem espécies endémicas e nativas de flora, e é possível observar algumas espécies de avifauna.

Em termos geológicos, a formação destas crateras de explosão está associada a erupções hidromagmáticas, nas quais o magma em ascensão ao tocar na água origina uma atividade explosiva significativa. Assim, a Caldeira Funda corresponde a uma cratera de explosão do tipo maar, cuja lagoa tem uma profundidade máxima de cerca de 30 metros e faz parte de uma bacia hidrográfica para onde convergem diversos cursos de água, alguns dos quais com quedas de água no seu percurso. Por sua vez, a Lagoa Rasa tem cerca de 16 metros de profundidade máxima e está instalada num anel de tufos, pouco elevado e de vertentes suaves.

Nesta área, é possível observar espécies nativas dos Açores, como rapa (Calluna vulgaris), espécies endémicas, como louro-da-terra (Laurus azorica), sanguinho (Frangula azorica), folhado (Viburnum treleasei), uva-da-serra (Vaccinium cylindraceum) e hera (Hedera azorica), e ainda importantes zonas de turfeiras de musgão (Sphagnum spp.) arborizadas, principalmente, por cedro-do-mato (Juniperus brevifolia). No que diz respeito à avifauna, é possível avistar alvéolas (Motacilla cinerea patriciae), melros (Turdus merula azorensis), garças-reais (Ardea cinerea), gaivotas-de-patas-amarelas (Larus michahellis atlantis), tentilhão (Fringilla coelebs moreletti), entre outras espécies.

Esta área protegida integra um geossítio do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO e um Sítio Ramsar ao abrigo da Convenção Ramsar. O seu extremo norte integra a Zona Especial de Conservação (ZEC) da Zona Central - Morro Alto, no âmbito da Rede Natura 2000.

Classificações:

Sítio Ramsar

Rede Natura 2000

Geossítio

Reserva da Biosfera

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA