menu logo

tamanho do texto:

Circuito BTT - Parque Florestal do Capelo

Tipo: circular
Dificuldade: fácil
Distância: 2Km
Duração: 1h
Altitude (Min / Máx): 223m / 276m

 

Como Chegar

Saindo da cidade da Horta na direção oeste, siga pela Estrada Regional, passando pelas freguesias da Feteira e Castelo Branco. Ao chegar à freguesia do Capelo, continue pela Estrada Regional. Depois de passar a entrada para o Varadouro à esquerda, cerca de 500 metros mais à frente encontra a sinalização da entrada do Parque Florestal do Capelo à direita.



Equipamento Recomendado

Calçado apropriado, impermeável, capacete, protetor solar, água.



gallery_thumbnail
zoom in

Este circuito de BTT começa e termina no lugar do Cruzeiro, no Parque Florestal do Capelo, na Área de Paisagem Protegida da Zona Central.

Feito em bicicleta, o circuito desenrola-se no meio de uma densa floresta com espécies caraterísticas da Laurissilva. Com 2 quilómetros de comprimento, de baixa dificuldade e com uma duração aproximada de 1 hora, resulta da recuperação de um antigo trilho pedestre, bem como de parte de um caminho de terra que em tempos foi utilizado por agricultores da ilha.

O trilho de BTT desenvolve-se num espaço onde pode observar várias espécies naturais dos Açores, nomeadamente associadas ao habitat de Laurissilva costeira como a  faia-da-terra (Morella faya), o louro-da-terra (Laurus azorica), a urze (Erica azorica), o tamujo (Myrsine retusa) e o pau-branco (Picconia azorica).

O desporto de natureza deve ser praticado tendo em atenção a sua preservação, por isso cumpra as regras de conduta básicas, tais como circular dentro dos locais e trilhos demarcados, não abandonar lixo nem colher, capturar ou abater exemplares de quaisquer espécies naturais.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA