menu logo

tamanho do texto:

Rocha da Fajã PRC02FAI

Tipo: circular
Dificuldade: média
Distância: 5Km
Duração: 2h30
Altitude (Min / Máx): 12m / 264m

 

Como Chegar

Saindo da cidade da Horta na direção oeste, siga pela Estrada Regional em direção à freguesia da Praia do Norte. Após passar a igreja, ande mais 1 quilómetro até encontrar a indicação de trilho à sua esquerda.



Equipamento Recomendado

Calçado apropriado para caminhadas, impermeável, chapéu, protetor solar e água.



gallery_thumbnail
zoom in

O trilho começa e termina na Estrada Regional a 300 metros do Miradouro da Baía da Ribeira das Cabras. Desce pela antiga arriba fóssil onde terminava a ilha do Faial há cerca de 10 mil anos, altura em que se começa a formar a Península do Capelo.

Esta arriba constitui também o geossítio Arriba Fóssil da Praia do Norte e, no seu fundo, está a Fajã da Praia do Norte, uma fajã com génese mista, (detrítica e lávica), que representa um local importante para o estabelecimento da população devido ao seu microclima que possibilitou culturas de vinho, construção de adegas e casas de veraneio.

Inicie a caminhada junto à estrada regional e siga a sinalética passando por vários fontanários, até começar a descer por um caminho de terra de acesso a campos de cultivo. Desça, com cautela, até chegar à arriba coberta por vegetação típica das florestas Laurissilva como a urze (Erica azorica), o pau-branco (Picconia azorica), entre outras. Adiante irá encontrar um desvio para um miradouro com vista sobre a costa norte da ilha.

Chegando à base, transponha a Ribeira do Adão e siga pela Rua das Adegas até à Praia do Norte, conhecida localmente pela prática de surf. Continue ao longo da costa, passando por um parque infantil, uma área de proteção de endémicas e uma zona de merendas.

O percurso segue para o centro da Fajã passando pela Ermida de Nossa Senhora da Penha de França, edificada em 1787, e acompanha a estrada até subir a arriba por um caminho de terra, à esquerda. Chegando de novo à estrada, vire à direita no fontanário até ao local onde iniciou o percurso.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA