tamanho do texto:
Cabeço do Canto PRC01FAI
 
Como Chegar
Saindo da cidade da Horta, siga pela Estrada Regional em direção ao Vulcão dos Capelinhos. Após passar o Parque Florestal do Capelo, vire para as Trupes do Capelo e siga por um caminho secundário até encontrar as indicações para o trilho.
Equipamento Recomendado
Calçado apropriado para caminhadas, impermeável, chapéu, protetor solar e água.
Galeria
O trilho começa e termina junto à estrada que sobe para o Cabeço Verde, passando por locais únicos, particularmente a Furna Ruim e o Caldeirão, e oferece magnificas vistas da Península do Capelo.
Este trilho está inserido na Área de Paisagem Protegida da Zona Central e percorre zonas de grande interesse vulcanológico, como a cordilheira vulcânica da Península do Capelo, um geossítio com cerca de 20 cones vulcânicos, desde o Cabeço dos Trinta até aos Capelinhos.
Inicie o percurso junto à estrada de acesso ao Cabeço Verde e siga à esquerda por entre a mata até à Furna Ruim, um algar vulcânico com 55 metros de profundidade. Contemple este fenómeno vulcânico com cautela e prossiga para o Algar do Caldeirão que deverá contornar pela direita, por entre alguns exemplares da Laurissilva, como louro-da-terra (Laurus azorica), azevinho (Ilex azorica), uva-da-serra (Vaccinium cylindraceum) e urze (Erica azorica).
Chegando à estrada de bagacina, que deverá transpor com cuidado, continue a subir, através de uma escadaria até ao Cabeço do Canto. Contorne totalmente o cone vulcânico pela esquerda, aproveitando a vista para o Vulcão dos Capelinhos. O regresso faz-se pelo mesmo caminho, contornando o segundo cone pela direita, até chegar ao ponto inicial.
No final do percurso aproveite para visitar o Cabeço Verde (acessível por estrada) visualizando o percurso efetuado e a vista para a Praia do Norte, Cabeço do Fogo, Morro do Castelo Branco e os restantes cones vulcânicos dispostos na orientação este-oeste, culminando com o Vulcão dos Capelinhos.