menu logo

tamanho do texto:

Rumo ao Morro de Castelo Branco PRC05FAI

Tipo: circular
Dificuldade: fácil
Distância: 3,7Km
Duração: 1h30
Altitude (Min / Máx): 81m / 202m

 

Como Chegar

Saindo da cidade da Horta no sentido oeste, siga pela Estrada Regional em direção à freguesia de Castelo Branco. Quando chegar ao lugar da Lombega, preste atenção ao seu lado esquerdo e encontrará a informação a indicar o trilho.



Equipamento Recomendado

Calçado apropriado para caminhadas, impermeável, chapéu, protetor solar e água.



gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

O trilho começa e termina no lugar da Lombega, na freguesia de Castelo Branco, e insere-se, parcialmente, na Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies do Varadouro – Castelo Branco e na Reserva Natural do Morro de Castelo Branco.

Ao longo deste percurso pedestre, pode observar algumas das aves marinhas mais importantes dos Açores, assim como o domo traquítico Morro de Castelo Branco, um geossítio do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO. Vai também encontrar exemplares de espécies de flora raras e protegidas, como é o caso da não-me-esqueças (Myosotis maritima) e da urze (Erica azorica).

Inicie o percurso no lugar da Lombega, junto à estrada regional e siga ao longo desta passando um café, onde poderá parar para se abastecer. Siga a sinalética, à esquerda, por um caminho de terra que dá acesso a campos de cultivo, até chegar junto à falésia. Continue rente à arriba por entre exemplares de urze (Erica azorica), faia-da-terra (Morella faya) e canas (Arundo donax).

Passe pelo miradouro aproveitando a vista, à direita, para a parte mais jovem da ilha, a zona dos Capelinhos.

Em frente encontra-se o Morro de Castelo Branco, resultado de uma erupção vulcânica costeira com cerca de 30 mil anos e um importante local de nidificação para algumas espécies de aves marinhas como o cagarro (Calonnectris borealis), o garajau-comum (Sterna hirundo), o garajau-rosado (Sterna dougallii) e o frulho (Puffinus baroli). Ao chegar a um portão, opte pelo desvio à direita para o Morro e quase no final do caminho desfrute da vista para leste, para a ilha do Pico.

Daqui o percurso segue pelo mesmo caminho até ao portão onde deverá seguir à direita e adiante à esquerda por uma estrada asfaltada, de acesso a campos de cultivo e pastoreio. Este caminho continua até à estrada regional, local onde termina o percurso.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA