menu logo

tamanho do texto:

Grande Rota - Etapa 4: Bananeiras - Vila do Porto

Tipo: linear
Dificuldade: média
Distância: 23,5Km
Duração: 8h
Altitude (Min / Máx): 5m / 220m

 

Como Chegar

Siga pela Estrada Regional em direção ao sítio das Bananeiras, lugar das Feteiras de Baixo, freguesia de São Pedro.



Equipamento Recomendado

Calçado apropriado para caminhadas, impermeável, chapéu, protetor solar e água.



gallery_thumbnail
zoom in

A quarta etapa da Grande Rota inicia-se no lugar das Bananeiras, freguesia de São Pedro, e encaminha-se em direção a norte, propondo um desvio à Baía do Raposo que, no regresso, atravessa o Barreiro da Faneca. Um outro desvio à Ponta do Pinheiro oferece uma vista privilegiada sobre a costa norte da ilha. Esta etapa segue em direção à Ponta do Frades, descendo posteriormente para os Anjos, onde se encaminha ao longo da costa oeste da ilha para Vila do Porto, onde cessa.

Saia das Bananeiras em direção à Baía do Raposo. Neste geossítio, pode visitar as ruínas de duas azenhas, a levada que os alimenta e um lagar pertencente à cultura vinhateira do local.

Continuando para oeste, irá encontrar mais um geossítio, o Barreiro da Faneca, fruto da última fase eruptiva da ilha, onde predominam as argilas de cor avermelhada. Nesta fase do percurso, sobre terreno árido, existem vários desvios com acessos a miradouros sobre a costa norte, destacando-se o miradouro da Ponta do Pinheiro e o da Baía da Cré.

Chegando ao final desta zona árida, o percurso leva-o a subir o Monte Gordo, local onde existe uma vigia de baleia. Daqui sobe-se à Ponta dos Frades, continuando depois em direção aos Anjos. Nesta fase caminhe paralelamente à Ribeira dos Lemos, até chegar à estátua de Cristóvão Colombo, no centro da localidade.

Contorne a Baía dos Anjos pelos terrenos agrícolas circundantes e inicie a descida para a praia de calhau. Siga em direção ao porto de pesca e continue para a Ribeira do Capitão. Ao longo de um caminho de terra batida irá avistar a baía dos Cabrestantes e à medida que avança começará a surgir no horizonte o aeroporto. Esta parte do troço realiza-se num caminho circundante, entre a orla costeira e a vedação do aeroporto.

Ao atingir o fim do aeroporto, siga para a foz da Ribeira Seca, onde entrará numa área protegida com vista privilegiada para o Ilhéu da Vila. Daqui siga junto à orla marítima até à Ponta do Malmerendo.

A parte final do percurso é feita contornando a encosta, donde é possível avistar o porto comercial e o centro da Vila. O caminho de terra continua, sendo interrompido pela estrada de acesso à zona industrial, prosseguindo em direção ao centro histórico da Vila.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA